9 de agosto de 2013

Alimentação


Uma das razões para a grande popularidade das calopsitas é o fato delas poderem se manter com uma dieta constituída por sementes e água. Entretanto, há uma enorme diferença entre uma dieta que apenas permita a sobrevivência da ave e outra que realmente forneça todos os nutrientes necessários ao seu metabolismo, ensejando a existência de uma ave saudável, com excelente plumagem, resistente ás doenças e de elevada performance reprodutiva.
Durante os últimos anos, as exigências nutricionais das calopsitas foram devidamente estudadas, tendo ficado evidenciada a necessidade do fornecimento de uma alimentação bastante variada como garantia de bons resultados reprodutivos. 

Saiba sobre:





DEVEM SER DADOS CRÚS: Couve (à vontade), jiló, almeirão, cenoura, beterraba, bertalha, folhas de cenoura, folhas de beterraba, abobrinha, rúcula, abobrinha, brócolis, couve-flor etc.

DEVEM SER DADOS COZIDOS: Milho verde, batata doce, sementes de abóbora (semi-torradas).
Milho verde: 1 vez por semana (cozido - nunca dê cru). Por que não dar milho crú? Entre outros fatores, o milho crú deixa o intestino susceptível à bactérias e pode também facilitar o desenvolvimento de coccidiose.
Ovos: Periodicamente. Muito bem cozidos. Uma boa opção é dar farinhada de ovos ao invés de ovos cozidos (compra em pet shop).

FRUTAS: Maçãs (sem as sementes porque a semente de maçã contém um ácido que é tóxico para aves). Mamão, banana, melancia. Cuidado com produtos com agrotóxicos. Se usá-los retire as cascas e as sementes das frutas. Lave, esterilize as verduras, legumes e frutas! Se seu amiguinho não gosta de frutas você pode "ensiná-lo" a comer. Como? Pegue a fruta, e finja estar comendo, calopsitas são super curiosas.
Como acostumar sua ave a comer verduras e legumes? Pique as verduras ou legumes e coloque no fundo da gaiola misturadas com sementes. Calopsitas adoram ciscar e quando forem ciscar as sementes acabarão por comer as verduras.
Você pode também fazer um colar de frutas, verduras e legumes com um barbante. Ponha pedaços de cores diferentes... Por exemplo: um pedaço de cenoura e sem seguida um pedaço de brócolis e daí por diante. Amarre o colar na gaiola e deixe lá. Seu amiguinho com certeza vai querer brincar com o colar e vai acabar comendo.

Sementes: 

prefira as que tenham boa procedência. Leiam abaixo o item “Ração Própria para Calopsitas”.
Ração própria para calopsitas: 
Escolha as que estejam embaladas e que tenham procedência. Rações que são vendidas por quilo em mercados podem conter contaminações e matar seu pássaro. O ideal é trocar a ração todos os dias, ou cada dia "soprar" as casquinhas.
Se sua calopsita come só sementes, você pode reforçar a alimentação dela usando: farinhada, papa de ovo, MIX de frutas, etc.

Ração Extrusada é indicada, no entanto leve em conta os fatores:
Ao optar por ração extrusada não retire de uma vez as sementes. Faça em processo gradual. Ofereça na primeira semana 1/3 de extrusada e 2/3 de sementes. Na segunda semana 2/3 de extrusada e 1/3 de sementes. Nunca coloque extrusada e sementes no mesmo comedouro, pois a umidade é diferente.
Pense bastante. Reflita se você deve mesmo dar APENAS ração extrusada para sua calopsita. Lembre-se de que é da natureza da ave comer sementes e pondere também que as sementes você sempre vai encontrar em algum lugar. Será que os fabricantes sempre irão manter a produção e fornecimento de extrusada? Além disto, tome cuidado ao comprar. Verifique a validade e examine se a ração não tem bolor ou qualquer outra anormalidade. Água... Água!!! Que tal água limpa para beber? Bommm... né? Você não toma água suja... Toma? Então troque a água de seu amiguinho pelo menos 2 vezes por dia, tá?

ALIMENTOS QUE PODEM CAUSAR PROBLEMAS:
Alface (provoca diarreia), Agrião (irrita as mucosas do estômago e do intestino. Principalmente os Psitacídeos toleram mal o agrião). Fermentados (pão, bolo, etc.). Leite (as aves não possuem no organismo a enzima que processa o leite).

TÓXICOS PARA PÁSSAROS: 
Álcool , café, chocolate, pêssego, cereja, figo, amêndoas, sementes de maçã, abacate, azaleia  begônia, cogumelos, cebola, ervilha, salsinha, cebolinha, schefflera  abricó, eucalipto, feijão de fava, lírio, comigo ninguém pode, prímula, açafrão, fumo, jasmim, samambaia, caroço de pêssego e caroço de ameixa...

Lendas
Pão e café com leite faz bem para calopsitas. Não é verdade! Café é tóxico e elas não digerem bem o leite.
Pimenta faz calopsita falar. Não é verdade! Calopsitas falam quando são pegas desde pequenas e são criadas sozinhas (sem outras calopsitas) com seus donos. Elas os assumem como se fossem do bando e, por isto, aprendem a falar.

2ª Parte - Alimentação

A Calopsita costuma se alimentar de sementes, mas em seu ambiente natural não dispensa os frutos e insetos. No cativeiro, a dieta da Calopsita simplifica a vida dos donos e criadores. É composta principalmente por ração e sementes, encontradas com facilidade nas lojas. Os complementos são comuns, como frutas e verduras.
Os grãos germinados de girassol, painço, aveia com casca, milho seco, trigo e arroz sem casca,pão duro, os integrais e os secos também devem ser providos.
Já a areia grossa e lavada e farinha de ostras ajudarão na digestão e serão excelentes fontes de cálcio. Ainda deve ser dado o carvão vegetal em pedaços ou moído, misturado com areia e com farinha de ostras.
Os ossos de siba não devem ser esquecidos também. Diariamente oferecer composto de 20% de alpiste, 50% de painço, 15% de arroz com casca, 10%de aveia e 5% de girassol.
Uma, duas ou três vezes por semana, ofereça ração, frutas (maçãs em pequenos pedaços), legumes em pedaços e verduras como couve, almeirão, espinafre, chicória, bem lavados.
Em dias alternados, ofereça milho verde, mas se houver filhotinhos, passe a oferecer todos os dias. Com relação às frutas, restringir a oferta de frutas muito ácidas ou doce/gordurosas demais (limão, laranja, manga, abacate).
Retirar as sementes das frutas é interessante, pois algumas (como as de maçã ou pera) podem ser tóxicas para a ave. As verduras/legumes podem ser oferecidas crus e evitar a oferta excessiva de folhas escuras(excesso de ferro) e não oferecer alface (causa diarreia).
Grãos como o grão-de-bico, soja, lentilha e feijão podem ser oferecidos cozidos e sem tempero. A espiga de milho pode ser dada inteira, devendo somente ser escaldada antes em água quente.
Cuidado com o excesso de semente de girassol ou amendoim. São muito gordurosos (problemas no fígado e obesidade), além de possuírem um fungo (toxinas) que pode causar doenças nas aves.
Prefira castanhas como nozes, avelã, amêndoa ou castanha do Pará. O ideal é oferecê-las 2 vezes por semana.
A pimenta dedo-de-moça é importante fonte de vitamina C. Rações comerciais (peletizadas/extrusadas), atualmente são boas opções.Suplementações vitamínicas não devem ser esquecidas. Às vezes, dependendo do que foi oferecido as aves, as fezes saem com a coloração alterada.
Resumo da alimentação:
- 50% de painço;
- 20% de alpiste;
- 15% de arroz com casca;
- 10% de aveia com casca;
- 5% de sementes de girassol;
- milho verde seco em dias alternados;
- ração para cães 2 vezes por semana;
- frutos (maçã, pera, banana, menos abacate) 2 vezes por semana;
- pão duro, seco e em pedaços de preferência o integral à vontade, torradas;
- barrinha de cereais para calopsitas
- legumes e verduras: brócolis, dente de leão, rúcula, couve, folha de beterraba, espinafre, almeirão, chicória, manjericão, vinagre (as folhas vermelhas), folhas da beterraba, folha de batata doce, chuchu cru, jiló, cenoura, abóbora, guaco, hortelã e etc. Nunca dê alface, tomate ou berinjela;
- semente de abóbora é vermífuga e elas adoram. Semente de melão também. É só lavar e secar que elas devoram. As sementes de maça são tóxicas.
- farinhada;
- grão de bico, colocado de molho na água por duas horas;
- metades de tijolos velhos de barro, fervidos na água com uma colher de sopa cheia de sal,deixa-se nas gaiolas para eles roerem.

Atenção: A alimentação dos filhotes (mais de 3 meses) é exatamente a mesma dos adultos, acrescida de milho verde diariamente e o mais importante de tudo; você deverá sempre estar atento para que as fezes da Calopsita não entrem em contato com as comida, pois podem transmitir doenças. No caso dos pássaros, as mais comuns são as verminoses, as infecções bacterianas e a coccidiose (protozoário causador de diarreia e morte).
Se um pássaro com doença transmissível ingerir as próprias fezes, fica reinfetados e a doença reinicia o ciclo, enfraquecendo-o mais. Para evitar fezes na comida, o comedouro nunca deve ser posto abaixo dos poleiros (frutas podem ser penduradas acima do poleiro mais alto).
Para o pássaro não derrubar comida enquanto come (por exemplo, não deixar cair grãos ao selecionar os maiores), não encha demais o comedouro, retire os restos como cascas sem sementes, que formam volume desnecessário, ou use comedouro com tampa vazada (só passa a cabeça).
A bandeja com fezes deve ficar distante do piso de grade,para a ave não alcançá-la.

21 comentários:

  1. Aprendi muito agora!!
    Muito obrigado por estas informações
    tanto para "A Calopsita", tanto para o "Psita Online"

    ResponderExcluir
  2. Muito show de bola!!!
    Hahahhaha, Parabéns gostei mesmo de
    verdade!

    ResponderExcluir
  3. Post muito bem bolado
    e legal! Hahahahhaha
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!
    Alimentação é um dos tópicos
    mais importantes para a manutenção
    da ave

    ResponderExcluir
  5. Pronto o que mais queria saber acabei de achar!
    Hahahahhaha
    agora só ler! Hehehhe

    ResponderExcluir
  6. Muito excelente este tópico sobre
    as Rações Extrusadas!
    Gostei. Dificiu eu gostar de alguma coisa viu!
    HAhahhahah, Brinks

    ResponderExcluir
  7. òtimo!!
    Agora aprendi muito, muito mais doque eu já sabia!
    pois como sou iniciante neste negocio
    de calopsitas...

    ResponderExcluir
  8. Ótimo. Todos aqui em casa amaram....
    Pois todos nós estamos querendo saber mais e mais sobre calopsitas! Hahahahah

    ResponderExcluir
  9. gostei muito , tirei varias duvidas em relacao a alimentacao.valeu...

    ResponderExcluir
  10. Calopsita espumando pelo bico, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  11. Semente de girassol em excesso, causa diarréia???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em excesso pode causar sim. As sementes podem ser oferecidas como petisco, moderadamente. Eu dou pras minhas aves uma vez na semana apenas 3 carocinhos porque contém muita gordura.

      Excluir
  12. Olá! Em um momento vocês colocam as amêndoas como tóxicas e depois indicam elas. O que é correto?

    ResponderExcluir
  13. Só uma orientação, pão não pode gente. Pão tem fermento que prejudica a ave a longo prazo, além de conter derivados que elas não digerem, ou seja, não serve pra nada. Só prejudica.

    ResponderExcluir
  14. Ervilha? Então porque os aviários vendem misturinhas com ervilha?

    ResponderExcluir
  15. Se ervilhas são tóxicas porque vendem misturinhas com ervilhas. Aviários?

    ResponderExcluir