17 de agosto de 2013

Cuidados quando os filhotes nascem.

Alimentação

Saiba sobre a alimentação em "Alimentar filhotes de calopsitas"

Tornando independentes

A partir de aproximadamente 40 dias de vida, os filhotes vão procurar aprender a se alimentar por conta própria, imitando os pais, mas somente se tornarão suficientemente independentes por volta dos 60 dias de vida. Nessa fase de transição, os pais continuarão a alimentá-los, em menor quantidade.

Mesmo já se alimentando sozinhos, sugerimos deixar os filhotes com os pais até aproximadamente 70 dias, transferindo-os posteriormente para outra gaiola.

Caso você venha a se desfazer dos filhotes, procure ter a certeza de que os filhotes realmente estão se alimentando sozinhos, e faça isso somente a partir de 70/80 dias de vida, para que a ave se ambiente com mais facilidade na nova morada.

É até possível deixar os filhotes juntos com os pais, dependendo da quantidade de filhotes e do espaço da gaiola, mas é preciso ter em mente que, mais cedo ou mais tarde os filhotes acabam tendo que ser separados dos pais, por diversas razões :

  1. Espaço físico
  2. Filhote que continua a pedir alimento aos pais mesmo já se alimentando sozinho (nem todos os filhotes fazem isso, mas alguns fazem)
  3. Interesse do pai pela filha, ou do filho pela mãe
  4. Casal inicia nova postura e o filhote acaba atrapalhando (por ser curioso, acaba entrando no ninho para bisbilhotar, estressando o casal)
  5. Depois que o filhote macho cresce, ele deixa de ser visto pelo pai como filho e sim como um macho intruso no habitat dele.


Em se tratando de filhotes que serão amansados no bico, o criador pode separá-los dos pais com aproximadamente 20 dias, e deixá-los num local adequado, como por exemplo, uma caixa plástica com furos, com fonte de calor próxima a ela (dependendo da idade dos filhotes e da temperatura ambiente).



                                               A calopsita

8 comentários:

  1. Eu sou contra em separar os filhotes
    dos pais com apenas 20 dias!
    Os bichinhos ainda tem muito que comer vitaminas dos pais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, mais quem quer um filhotinho
      mais manso tem que ser assim, e se a pessoa
      souber cuidar corretamente
      com a alimentação adequada o filhote vai ficar muito bem
      eu tenho certeza!

      Excluir
  2. Logo logo vou comprar meu filhote!!!
    estou muito ansioso para que este dia chegue o mais
    rápido possível!

    ResponderExcluir
  3. Eu tebho dois casais q estao em reprodução

    ResponderExcluir
  4. Eu preciso aprender rápido sobre as calopsitas tenho 3 machos e 2 fêmeas
    Ambas estão pondo ovos uma já pos o 7° ovinho ontem e a outra já pos 3 mais só ficou cm 1 ovinho pós os outros ela pôs fora do ninho e quebraram já vi no ninho que os 3 primeiros já estão galados estou ansiosa e cm medo de n saber cuidar de tantos filhotes 😅

    ResponderExcluir
  5. Eu separei os pais pra chocarem pq estavam brigando.hj nasceu um filhote eu deixo os dois juntos denovo ou deixo separados.pq o macho não deixa a fêmea entra no ninho.o q eu faço?

    ResponderExcluir