17 de agosto de 2013

Falando sobre a saúde do bico

Um bico saudável é primordial para a sobrevivência de uma ave, pois é utilizado em todos os instantes, seja para alimentar-se, como para locomover-se ao escalar. Qualquer anormalidade no bico pode fazer com que a ave passe a não utilizá-lo de forma apropriada, dificultando ou até mesmo impedindo de se alimentar normalmente.
O bico também passa por uma renovação natural e fica descascando ou com o aspecto rachado. Esse é um processo de maior sensibilidade nesse bico, neste período a alimentação deve ser tenra, sendo as verduras verdes escuras (couve, chicória,almeirão), milho e pepino são bem vindos na dieta.

No período de muda, seja de penas ou de bico, a ave se encontra em uma fase de sensibilidade e neste período além do reforço na dieta, devem receber um maior percentual de proteína na dieta para que estas penas e/ou bico se renovem mais rapidamente e com qualidade. A farinhada de ovo ou o próprio ovo cozido são fontes de proteína, aconselhamos a farinhada industrializada, especifica para calopsita.

PROBLEMAS NO BICO

Existem várias doenças que afetam o bico, alterando a cor,provocando quebras, crescimento anormal, deformações, lesões e tumores. As causas mais comuns são: deficiências nutricionais (falta de proteínas ou excesso de vitamina A) e infecções bacterianas, fungos, vírus e parasitas.
Alguns acidentes podem provocar a quebra do bico, sendo necessário uma avaliação do veterinário, mas se não impedir que a ave se alimente, se não interferir em seu desenvolvimento, mantenha a calma, pois o bico irá se recompor e voltará ao normal. Se o bico quebrou mesmo, busque um veterinário, e enquanto o socorro não chega, mantenha a ave quieta e a leve imediatamente ao veterinário.
Na gravura abaixo, observe as possíveis alterações: a) Bico normal; b) Bico ou mandíbula fendida; c) Bico com crescimento anormal e d) Bico com mandíbula inferior pronunciada (prognatismo).


As anormalidades que podem acometer o bico:
  • Angulação externa ou interna na apreensão,
  • Bicos demasiadamente longos,
  • Mandíbulas de formação anormal ou fendida,
  • Deformações,
  • Lesões,
  • Tumores,
  • Alteração de cor


Alguns cuidados:
  • Diariamente observe o bico de sua calopsita, verifique se há alguma descoloração, rachadura e crescimento significativo;
  • Consulte um veterinário se você suspeitar de qualquer alteração para determinar a causa exata, se for o caso aparar o bico para permitir que o pássaro o utilize deforma plena;
  • Providencie brinquedos para ajudar seu pássaro a gastar a ponta do bico.  Existem no mercado brinquedos apropriados para pássaros, feitos de madeira e outros materiais. 

Falando um pouco mais...
DESCAMAÇÃO DO BICO: O bico tem uma parte óssea por dentro, coberta por várias camadas de queratina, que é o mesmo material que compõe a unha.  Essa queratina vai sendo formada na base do bico, junto à face da ave, e crescendo ao longo do bico.  É absolutamente normal ocorrer uma pequena descamação, de tempos em tempos, como parte da renovação das células. 
Nesse caso você pode limpá-lo com um pano ou algodão úmido e passar um pouco de hidratante sem cheiro (usado na nossa pele) por cima do bico superior, para diminuir a descamação.

Existem alguns fatores que podem afetar a queratina do bico:
  1. Geralmente devido a fungos, fazendo o bico descamar no seu todo.
  2. Pela deficiência/carência de vitamina, é necessário rever a alimentação dada à ave, e fornecer suplementos vitamínicos como Hidrovit, Glicopan, Aminomix, durante 15 a 20 dias. Banhos de sol é altamente aconselhável.
  3. Substituição da camada de queratina que reveste o bico por uma nova.


CRESCIMENTO ANORMAL: Nas aves de gaiola, a dificuldade de desgastar o bico pode provocar o seu crescimento anormal. O uso de pedras de cálcio, brinquedos feitos de madeira ajudam o pássaro nesse aspecto.


FATORES QUE PROPICIAMO CRESCIMENTO: 
  1. Deficiências de vitaminas A e D 3 , de minerais (especialmente cálcio e fósforo) e de metionina.
  2. Dificuldade em desgastar o bico.
  3. Má oclusão (de causa genética ou de traumatismo).
  4. Ácaros.
  5. Problemas hepáticos.
  6. Anomalias congênitas (que ocorre durante o desenvolvimento do embrião).
  7. Anomalias hereditárias (de ordem genética).


TRATAMENTO:

1) Tratar a causa; 
2) Manter periodicamente o tamanho do bico cortando (apenas por um veterinário ou criador experiente) ou lixando (com lixa de unha) a ponta do bico, caso contrário a ave terá dificuldade em se alimentar.

É muito importante a consulta de um veterinário, para orientação a respeito de uma alimentação correta, condições de alojamento, e o que deve ser proporcionado à ave para que se desenvolva e tenha qualidade de vida.

Aves com essa anomalia congênita não devem ser usados para procriação, pois essa falha genética pode ser transmitida aos filhotes.

LESÃO NO CANTO DO BICO: Esta lesão no canto do bico tem origem fúngica (ver foto abaixo)e está associada à baixa imunidade que tem como causas a má nutrição, estresse provocado por mudança de ambiente, ciclo reprodutivo, convalescença, etc. É mais comum em aves jovens e em crescimento.


Tratamento: CANDIDRATI SUSPENSÃO - passar com um cotonete no bico todo, inclusive nas feridas dos cantos do bico duas vezes ao dia (a última antes de dormir para que a ave fique com a medicação a noite toda) durante 7 dias.

BICO QUEBRADO: Quando apenas é quebrada a ponta do bico, não há consequência nenhuma, porque não chega a atingir o osso. Quando atingi (percebe-se um buraco avermelhado), e mesmo que seja uma pequena parte, a ave sente dor e pode infeccionar. O veterinário saberá como agir ministrando antibiótico, se for necessário. Se não infeccionar, o osso cicatriza, e na grande maioria dos casos o bico cresce normalmente. Na fase de recuperação do bico fraturado, deve-se oferecer ser ajuda na alimentação, que deverá ser mais pastosa, podendo ser dado arroz cozido (sem tempero) e papinha industrializada. 
O adequado é sempre levar a ave imediatamente a um veterinário para verificar se o osso foi realmente afetado ou não.

ü BICO TESOURA


ü BICO NORMAL (tamanho, formato):



                                                A calopsita

                                                                                          Fonte: Psita Online

8 comentários:

  1. Nossa que legal :)
    Gostei muitíssimo deste post Ismael!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. .minha calopsita está com respiração acelerada e o bico aberto, não sei o que fazer

    ResponderExcluir
  3. Adoreiii.muito obrigada!me ajudou demais

    ResponderExcluir
  4. Minhas calopsitas quebraram o bico em baixo do nada, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  5. Minha calopsita tem o bico partido no meio

    ResponderExcluir
  6. Minha calopsita tem o bico partido no meio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que.fazer o bico vai fica normal
      É parte superior do bico

      Excluir
  7. Amei! Seu veterinário te ajudou nisso?😍 Ficou bom demais

    ResponderExcluir