17 de agosto de 2013

Filhotes

Nascimento:

Quando os filhotes estão prontos para sair do ovo, eles próprios usam um tipo de serra que tem na ponta do seu bico para cortar a casca do ovo, com o tempo essa serra desaparece do bico do filhote, ela tem apenas essa finalidade para a calopsita.

Idade para amansar:

Com duas semanas de vida você já pode começar a amansar seus filhotes, sempre com cuidado e proteção ao bebe, como dito anteriormente em "reprodução", os filhotes tem por instinto natural recuar ao tentar pega-lo, por isso precisa protege-lo por traz para ele não cair da sua mão na hora de pega-lo, lembre-se de que nessa idade ele ainda precisa do alimento dos pais, por tanto você deve brincar com os filhotes próximo do ninho e não ficar por muito tempo com ele, brinque com o filhote por aproximadamente 10 minutos e devolva-o ao ninho, não pegue todos os filhotes de uma única vez, deixe sempre dois ou mais no ninho para que você veja se os pais estão entrando no ninho para alimenta-los, dessa forma você evita de o filhote que estiver no seu colo fique sem comida colocando-o de volta no ninho.

Muita gente costuma fazer perguntas tipo, por que os filhotes gritam muito?
A razão é simples, são como bebes humanos, choram quando querem comer ou quando estão com frio.


Filhotes menores:

Sempre haverá filhotes menores do que outros no ninho, isso se dá pelo fato de as mães botarem um ovo de cada vez, o que faz com que os filhotes nascem um por um, certamente o que nasce primeiro fica maior, é sempre bom ficar de olho nos menorzinhos, pois estão mais propícios a ficarem sem comida, seria este o caso de se administrar a papa para ele.

Aprendendo a viver:

Os filhotes já começam a se virar sozinhos a partir de 1 mês de idade, mesmo assim ainda pedem comida aos pais, os próprios pais os ensinam a chegar nos potes de ração e água para se alimentarem, com o tempo os filhotes já comerão sozinhos.

Tornando independentes:

A partir de aproximadamente 40 dias de vida, os filhotes vão procurar aprender a se alimentar por conta própria, imitando os pais, mas somente se tornarão suficientemente independentes por volta dos 60 dias de vida. Nessa fase de transição, os pais continuarão a alimentá-los, em menor quantidade.

Mesmo já se alimentando sozinhos, sugerimos deixar os filhotes com os pais até aproximadamente 70 dias, transferindo-os posteriormente para outra gaiola.

Caso você venha a se desfazer dos filhotes, procure ter a certeza de que os filhotes realmente estão se alimentando sozinhos, e faça isso somente a partir de 70/80 dias de vida, para que a ave se ambiente com mais facilidade na nova morada.

É até possível deixar os filhotes juntos com os pais, dependendo da quantidade de filhotes e do espaço da gaiola, mas é preciso ter em mente que, mais cedo ou mais tarde os filhotes acabam tendo que ser separados dos pais, por diversas razões :

  1. Espaço físico
  2. Filhote que continua a pedir alimento aos pais mesmo já se alimentando sozinho (nem todos os filhotes fazem isso, mas alguns fazem)
  3. Interesse do pai pela filha, ou do filho pela mãe
  4. Casal inicia nova postura e o filhote acaba atrapalhando (por ser curioso, acaba entrando no ninho para bisbilhotar, estressando o casal)
  5. Depois que o filhote macho cresce, ele deixa de ser visto pelo pai como filho e sim como um macho intruso no habitat dele.


Em se tratando de filhotes que serão amansados no bico, o criador pode separá-los dos pais com aproximadamente 20 dias, e deixá-los num local adequado, como por exemplo, uma caixa plástica com furos, com fonte de calor próxima a ela (dependendo da idade dos filhotes e da temperatura ambiente).




            Cuidados com a Alimentação:

Muitas vezes, os pais jovens e inexperientes podem abandonar seus ninhos e se recusam a alimentar filhotes. Tal situação exige uma intervenção imediata e você vai ter que cuidar dos filhotes de si mesmo. Se acontecer de haver um outro casal de calopsitas com uma ninhada de filhotes da mesma idade, então as chances são de que os pais podem aceitar e cuidar dos filhotes abandonados. Infelizmente, isso raramente é o caso. Cuidar de uma calopsita bebê é uma tarefa extremamente difícil e consome tempo que requer absoluta dedicação e paciência. Calopsita bebês, são extremamente delicados e frágeis e, portanto, exigem imensa quantidade de diligência durante o manuseio. Como esta é a parte mais vulnerável de suas vidas, devem ser tomados cuidados especiais para garantir a sobrevivência destas aves do bebê.

Alimentação e higiene

A seringa descartável, o que é facilmente disponível na maioria das lojas médicas, pode ser usado para alimentar os bebês. Se disponível, então a melhor alternativa seria a utilização de um conta-gotas ou uma colher de chá de plástico. A ponta fina da colher pode ser mergulhado em água fervente e, em seguida, inclinar para fazer um funil, tornando-se assim fácil de usar para a alimentação de mão. Após a alimentação, o alimentador (colher, seringa ou conta-gotas) devem ser lavados com água morna para remover qualquer bactérias. Sabão ou detergente pode ser usado para limpar o alimentador, no entanto, deve ser lavada cuidadosamente, de modo que nenhum resíduo de sabão permaneça. O alimento será uma papinha industrializada para calopsitas, existem diversas marcas... A papinha tem de ser preparado em um recipiente de vidro como recipientes plásticos tendem a alojar bactérias. A consistência da papinha deve ser semelhante ao de um pudim mole - nem muito grosso, o que tornaria mais difícil para o bebê para engolir e pode sufocar, nem diluído também como o bebê pode aspirar a fórmula em seus pulmões causando aspiração. A papinha só deve ser aquecido de forma adequada antes de alimentar o bebê. Caso a papinha esteja muito quente, poderá queimar o papo do bebê. A calopsita bebê pode ser colocado em um guardanapo ou uma toalha sobre uma mesa ou balcão da cozinha e segurou suavemente, enquanto a alimentação. O objectivo é imitar a ave pai, tanto quanto possível. Pássaros do pai tocam no bico do pássaro de bebê para estimular a resposta alimentação. Então, bata suavemente o bico do pássaro baía com o instrumento de alimentação de forma semelhante para estimular a resposta de alimentação. A resposta de alimentação é quando o bebê boceja para a alimentação, balançando a cabeça para cima e para baixo.
Em seguida, alimentar seus filhotes através da inserção de seus bicos em um ângulo, pelo lado da boca do bebê. Eles, então, regurgitam a comida profundo na boca do passarinho. Portanto, insira a ponta da seringa de alimentação em um ângulo em ambos os lados do bico do bebê. Pressione o êmbolo devagar, parando a cada momento e, em seguida, de modo a permitir que o tempo de bebé de engolir. A velocidade de alimentação não deve ser apressada. Tempo suficiente deve ser permitido para o bebê engolir sua comida. Quando o papo estiver razoavelmente "grande", deverá parar a alimentação. O bico e as penas do bebê deve ser limpo delicadamente com um pano quente e úmido após a alimentação.

Alimentação com seringa descartável


Alimentação com colher Bent


Alimentando a calopsita bebê

1 - 7 dias de idade do bebê

As calopsitas nascidas, nascem totalmente indefesos, os olhos fechados, rosa com algumas penugem. Idealmente, a alimentação deve começar às 6 da manhã e continuam até a meia-noite. O bebê deve ser alimentado a cada 2 horas. Um pintainho dias de idade exigiria cerca de 1 ml de papinha, que pode ser aumentada gradualmente para 2 ml por 4 dias e 3 ml por 7 dias. Não é necessário dar água ao bebê, porque recebem líquidos suficientes em sua própria papinha. Não é necessário para alimentar o bebê à noite, como na natureza, pois os pais, assim como seus bebês dormir à noite.

Calopsita recém-nascida


Calopsita com uma semana de vida

2 - 3 semanas

As penas começam a entrar em erupção na segunda semana de vida do bebê e os olhos geralmente abertos ao redor do 8º ao 10º dia. O bebê pode ser alimentado a cada 3 horas. A quantidade de alimentação deve ser aumentado para 4-5 ml por animal. Alimentar ainda deve começar por 6:00, no entanto, a última alimentação pode ser dada por 22:00

Calopsita com três semanas

3 - 4 semanas

O bebé ainda tem algumas penas. A papinha deve agora ser de uma consistência mais espessa e a quantidade de alimentação pode ser aumentada para 6 ml por animal. A frequência de alimentação pode ser reduzida para uma alimentação a cada 4-5 horas. Colheita do bebê geralmente esvazia dentro de 4 horas. O papo que permanece cheio e se não esvaziar completamente dentro desse tempo indica que existe um problema. O papo é uma bolsa muscular perto da garganta da ave bebé que é usada para armazenar o excesso de comida para a digestão subsequente.

Calopsita com quatro semanas

4 - 5 semanas

Os filhotes começam a desenvolver penas de voo por esta idade. Eles também começam forrageamento (busca de alimento) por esta idade. Quantidade de alimentação pode agora ser aumentada para 8 mL por alimentos para animais e a frequência de rações pode ser reduzida para 2-3 alimenta um dia. O processo de desmame deve começar no momento em que o bebê é de 5 semanas de idade. Use alimentos como verduras, ovos cozidos esmagadas e ralado. A mistura de sementes devem também ser dada aos pássaros.

Calopsita com cinco semanas

6 - 7 semanas


Jovem calopsita

O pássaro jovem é bastante independente e agora é hora de transferir o pássaro numa gaiola. Embora eles se alimentam bem por si só, nessa idade, eles devem ser observados atentamente para garantir que eles estão comendo bem. Se necessário, a alimentação pode ser continuado uma vez ou duas vezes por dia. alpiste Mixed, que está disponível na maioria das lojas de animais, também deve ser dada para o pássaro. É sempre aconselhável para oferecer as jovens aves inteiras ou sementes não-descascados.
Vegetais de folhas verdes, como couve, juntamente com outros alimentos. Por 8 semanas de idade, a ave deve ser completamente desmamado. alimentos que são tóxicos para caturras incluem sementes de maçã, abacate (makhanphal), cerejas, pêssegos (Aadu) e alface. Nunca dê o seu pássaros chocolate, como ele pode fazer o seu pássaro gravemente doente
Água limpa deve ser fornecido diariamente. Os recipientes de alimentação e de água nunca deve ser colocado diretamente sob poleiros como queda da ave vai sujar o conteúdo. Também é uma boa prática para fornecer um prato raso para que os pássaros se banham dentro Outra opção seria a utilização de um borrifador, preenchido com água. Muitas vezes você vai encontrar o seu pássaro batendo as asas e pendurado de cabeça para baixo de seu poleiro, isso geralmente indica que o pássaro quer tomar banho.Você saberá que ele está desfrutando de seu banho, quando ele sopra para fora as suas penas, levanta ambas as suas asas para cima e longe do seu lado e se inclina para a frente.

Calopsita tomando banho


calopsita desfrutando de um borrifador
                                                 A calopsita

                                                                              Fonte: Vida de Calopsitas 
Editado por: A Calopsita

30 comentários:

  1. Filhotinhos é tudo de bom!!
    Adogo quando temos aqui em casa
    agradam a todos!

    ResponderExcluir
  2. Haaaaaaaaaaa!!
    Em fim estou vendo estas garcinhas!!
    Aí gente filhotes são de mais!!
    nada se compara com a quelas carinhas lindas

    ResponderExcluir
  3. Hahahhahahahahahahah
    Filhotes são lindos mesmo eu costumo falar
    que são Etezinhos!!

    ResponderExcluir
  4. Amo aves, principalmente Filhotes
    e ainda de calopsitas!!
    São tudo. Principalmente quando o topétinho esta começando a
    nascer! Heheheheh

    ResponderExcluir
  5. Adoro quando meu filhos de penas tem
    bebes!! :) Tudo de bom mesmo

    ResponderExcluir
  6. Hahahhahahahaha
    Adoro filhotes!!!!
    São realmente tudo de sensacional
    Mesmo ;)

    ResponderExcluir
  7. Nunca tive ainda! Mai logo logo Deus vai me
    presentear com estes "etezinhos" Hahhahahahha

    ResponderExcluir
  8. uma casal de calopsita pode matar os filhotes de outro casal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Desculpa a demora Max!
      Então, nunca vi casos assim, mais já vi de periquitos australianos, mas com as calopsitas pode ser a mesma coisa. Muitas vezes são as fêmeas quem matam. Grato

      Excluir
    2. sim eles podem matar isto acontece com frequencia em meus viveiros externos então eu transfiro o casal que esta estressado sem ninho para outro viveiro para eles ficarem mais calmos e coloco brinquedos para que eles passem o tempo isto ajuda e muito ,pois quando um casal esta muito estressado faz com que matem seus filhotes ou o de outras aves sou ornitologa a 5 anos se precisar so dar um toque

      Excluir
    3. Ola, estou com um filhote de 3 semanas que os pais abandonaram por que esta o chocando mais 2 ovos gostaria que me tirasse uma dúvida estou alimentando ele no bico, só que acho que ele é molhinho de mais não fica em pé direito serA que é normal ?

      Excluir
  9. Adoro filhotes de psitas!
    São de mais, quem não tem aconselho a ter

    ResponderExcluir
  10. pra criar com uma certa intimidade entre criador e a ave, com qual idade [e melhor comprar o filhote e tratar manualmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Desculpas a demora.
      Oque nós recomendamos
      Em se tratando de filhotes que serão amansados no bico, o criador pode separá-los dos pais com aproximadamente 20 dias, e deixá-los num local adequado, como por exemplo, uma caixa plástica com furos, com fonte de calor próxima a ela (dependendo da idade dos filhotes e da temperatura ambiente). Grato!

      Excluir
  11. ola!! eu gostaria de saber com quantos dias de vida os pais começam a dar comida aos filho pois já morreu um e os outros dois que estão no ninho eu percebo que os pais não estão dando comida pra eles quando novinho.tipo uma semana.isso é normal?
    por favor respondão pois não vejo nada na internet falando sobre isso!!!
    br_carneiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Amigo talvez isso tenha ocorrido por você ter mexido muito no ninho, é desaconselhável mexer no ninho e nos filhotes antes de duas semanas.se você no entanto percebe que os filhotinhos não estão sendo alimentados ,poderá alimetá -los com papinha através da seringa de insulina sem agulha é claro, mas eu se fosse você colocaria bastante comida e evitava mexer ou chegar perto sem necessidade ,pois além de ser muito trabalhoso alimentá-los eles dificilmente resistem nesse período sem o concurso dos pais

    ResponderExcluir
  13. Preciso saber se é normal,minha calopsita tem quase 60 dias e agora deu de olhar p mim e chorar até eu dar atenção p ela é p meu marido ela só assobia,queria saber o motivo do choro se é normal

    ResponderExcluir
  14. Olá ....o meu casal teve filhotes hj ....ficam o tempo todo os dois no ninho ....não preciso ajudar a alimentação

    ResponderExcluir
  15. o que fazer quando o filhote i8meses. esta
    batendo no pai ? por favor me ajude!

    ResponderExcluir
  16. Gente estou com um filhote de calopsita, de quase 60 dias. Ela respirou papa nos primeiros dias de vida, teve um problema no pulmão, mas eu levei no veterinário, ela tomou remédios e está bem melhor. Mas ela chora muito, ela não pode me ver que chora, eu pego ela, ela continua chorando, eu dou ela comida, ela continua chorando. ela basicamente chora 24 horas por dia. Não sei mais o que fazer com ela, parece que é birra, pq ela me vê e começa a chorar.

    ResponderExcluir
  17. Vcs poderiam me informar onde encontro essa caixa com furos por favor

    ResponderExcluir
  18. Boa noite! Nasceu dia 18 d março o primeiro filhote,e o segundo dia 20 e o último dia 22 d março,,hj percebi que o que nasceu por último raramente está sendo alimentado pelos pais,,estou dando papinha e voltando pro ninho e certo isso,o filhote que nasceu por último está muito pequeno

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigado pela explicação aprendi bastante ajudou bem na hora em que a calopsitas estão com 4 ovinhos a 8 dias.00

    ResponderExcluir
  20. Boa noite estou com um bebê calopsita e alimentam ele por seringa,mais agora só fica com o pescoço baixo parecendo q não tem firmeza pra levartar, está comendo normal e defecando, está espertinho só q fica só com a cabeça para baixo. Alguém pode me ajudar por favor??🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  21. Tenho um calopsita bebê de 5 meses...tem um lado do olho que lacrimejar muito....eu lavo com soro...em volta do olho ficar duro resecado o quê seria....e o que devo fazer....por favor

    ResponderExcluir
  22. Eu sou azul aqui da zona norte e tem um casalzinho que tá com dois ovinhos não vejo a hora de ser vovó Será que eu vou conseguir ser uma boa vovó kkk

    ResponderExcluir
  23. adoro filhotes mais casal daqui de casa joga o bebe fora do ninho muito cedo.Toda cria só sobrevive um porque ajudo na papinha. Amo passaros

    ResponderExcluir
  24. Boas as meu casal de caturras tem 5 filhos, eles têm mais ou menos 5 semanas alguns já andam cá fora, só que o casal anda novamente acasale ainda tem filhos dentro do ninho o que devo fazer?

    ResponderExcluir