16 de agosto de 2013

Ovo sem presença de macho


Por que minha calopsita botou um ovo? Encontrar um ovo no fundo da gaiola de um pássaro é um evento alarmante surpreendente e, por vezes, para qualquer proprietário de pássaro. A surpresa é ainda maior se a ave não tem um companheiro e o nome do pássaro é John! (Pra quem não entendeu: Jonh "quer dizer que você pensava que era um Macho")Criadores e pet lojas geralmente tentam determinar o sexo antes de vender aves com base em pistas visuais, traços de comportamento ou estrutura óssea (teste da cloaca) típico de calopsitas macho ou fêmea. Estes métodos nem sempre são precisos. Seu pássaro, que estava incorretamente identificado como sendo um homem, agora põe um ovo, fornecendo prova tão precisa quanto qualquer teste de laboratório de DNA, que é realmente uma mulher.
Agora, a questão ainda maior, por que Jonh (que agora foi renomeado Joana), começar a colocar ovos sem um companheiro? Existem várias razões pelas quais os ovos são colocados sem um companheiro, incluindo o fato de que calopsitas fêmeas são ovíparos notórios. A postura de ovos em cativeiro é baseada nos comportamentos reprodutores e as necessidades de calopsitas de vida e reprodução na natureza. Para calopsitas selvagens, a postura de ovos e criação são atividades sazonais que ocorrem apenas durante a primavera e o verão. Várias mudanças na natureza ocorrem durante estes meses que estimulam hormônios de reprodução, resultando em atividades de criação, como o acasalamento e postura de ovos. A principal influência no comportamento reprodutivo é um aumento das horas de luz do dia. Outras mudanças incluem um clima mais quente, que é mais favorável para a reprodução, e da disponibilidade de mais chuva para tomar banho e mais alimentos para comer. A variedade de plantas, grãos, frutos e insetos podem ser encontrados durante a primavera e o verão. (Durante os meses de inverno, a dieta de uma ave é limitado a maioria sementes.) Calopsitas selvagem procuram um ninho (que normalmente é feito acima das árvores) e depositam os ovos dentro de árvores ocas, como mostrado na imagem à esquerda.

Ao contrário da calopsita selvagem, nossas aves de estimação têm uma Primavera/Verão como o ambiente que proporciona as condições ideais de reprodução durante todo o ano. Quando algo no ambiente estimula os hormônios de reprodução de um pássaro animal de estimação, ele/ela irá exibir comportamento reprodutivo relacionado. As fêmeas começam a pôr ovos e os machos irá exibir agressão sazonal. 

                                                A calopsita

                                                                                        Fonte: Psita Online  

Um comentário: