31 de agosto de 2013

Tráfico de animais

Você sabia que o tráfico de animais é a terceira atividade ilegal que mais movimenta dinheiro no mundo? Está atrás somente do comércio ilegal de drogas e armas. O Brasil é um grande reduto do tráfico de animais, devido à grande diversidade de espécies nativas: pássaros, répteis, mamíferos, peixes, anfíbios, insetos, etc. Eles são retirados principalmente do norte e nordeste, e também do Pantanal, e alimentam tanto o comércio interno quanto o deexportação para outros países. Muitos animais morrem no trajeto pois o transporte é sempre precário e sem condições básicas. Eles podem morrer de fome, de sede, de doenças, de calor, pois na maioria das vezes vão nas bagagens dos traficantes.
Segundo a Polícia Federal, 38 milhões de animais silvestres são retirados todos os anos do país para comércio ilegal, e 40% deles são exportados. É um número assustador que nos faz compreender porque muitas espécies estão em extinção e em vias de desaparecer por aqui. Cada indivíduo retirado de seu habitat natural compromete todo o ambiente, toda a cadeia alimentar de um ecossistema, e retira a possibilidade de reprodução de descendentes e perpetuação da espécie.


O que fazer diante do tráfico de animais? O Ibama oferece a “linha verde”, um número de telefone próprio para denúncias de tráfico de animais e animais exóticos não registrados. O telefone é 0800 61 8080. Caso você presencie a venda de animais silvestres em feiras e suspeite de um depósito de animais, denuncie de modo detalhado para que a polícia federal chegue até o contrabandista. O comércio ilegal de animais é crime previsto por lei e não pode ser tolerado. Tanto as pessoas que compram quanto as que vendem estão infringindo a lei e também a consciência básica de que os animais têm direito à vida e a liberdade.
Caso a polícia chegue até o contrabandista e liberte os animais, este não é um processo simples. A retirada de seu habitat natural já comprometeu a sua capacidade de defesa e sobrevivência na selva. Somente com o acompanhamento de especialistas o animal poderá voltar para seu local de origem e se readaptar.
                                               A calopsita
Fonte: Estimação

4 comentários:

  1. Porque que ainda tem gente ruim no mundo?!
    Mais que coisa viu

    ResponderExcluir
  2. Nossa, amiga, postamos quase juntas Hahahahhahahah
    Verdade! Porque néh!?

    ResponderExcluir
  3. Odei ver esse tipo de coisa!
    Tanto isso como também maus tratos com os bichinhos

    ResponderExcluir
  4. Acabei de receber este link!
    Eu abomino esse tipo de coisa. Muito bom Sr. Ismael Pereira, por relatar esse tipo de assunto em seu Web Site. Grata

    ResponderExcluir