Na seguinte pergunta: "Após tirar os filhotes do ninho, esperei um tempinho e coloquei outro macho (um filhotão) com a minha Calopsita. Não demorou muito e entraram na 1ª postura. Passadas duas semanas, eles abandonaram o ninho. Esperei mais um tempinho e coloquei o ninho novamente e veio a 2ª postura. Quando faltavam apenas três dias para provável início de nascimento dos filhotes, o macho matou dois filhotes ainda dentro do ovo, e novamente abandonaram o ninho com os outros dois ovinhos. Além disso, enquanto eles estão com ovinhos no ninho, o macho bate na fêmea o tempo todo, nem a deixa comer direito. Agora eles estão na 3ª postura. O nascimento está previsto para o início da próxima semana. Observei que, mesmo com ovos, ele continua a galá-la. Qual a explicação para o que está acontecendo? Convém eu trocar o macho? Estou totalmente perdida sobre como proceder. Por favor, me ajude!”
Esse tipo de comportamento é normal em animais imaturos e podem ou não desaparecer com o tempo. A tendência é que, à medida que o animal vá ficando maduro, vá se comportando melhor em relação aos ovos e filhotes. O ideal, já que o casal se deu bem, é ter paciência e esperar que tenham mais algumas posturas até que o macho aprenda que deve cuidar dos filhotes. Porém, esta é uma decisão sua. Se achar conveniente trocar o macho, a troca deve ser realizada com cautela e ainda assim pode haver brigas e dificuldades no trato com filhotes, já que a fêmea já estava adaptada a outro macho.
Fonte: Psita Online
Muito interessante!
ResponderExcluirGostei Hehhe
Nossa eu nem sabia disso!
ResponderExcluirHahahahhaha, muito legal e interessante mesmo Isa!
Shuashuashuashua :)
Muito bom!
ResponderExcluirEste serve para todos!!!
Show! Legal de mais.
ResponderExcluirGente meu casal de calopsita tem 5 ovos 2 já nasceram antes do segundo nascer eles dois cuidavam juntos agora q nasceu o segundo o macho não deixa mais a fêmea nem é aproximar do ninho ele fica agressivo e não sei o que fazer.😨 Alguém pode me ajudar?
ResponderExcluir