27 de agosto de 2013

Ornitose


Aves domésticas podem transmitir doenças se não forem tomados cuidados com a sua saúde e higiene. A ornitose é uma das doenças que podem ser transmitidas entre as aves e humanos, mas pode ser evitada com manejo adequado e medidas simples de higiene. Saiba mais como prevenir essa zoonose.

O agente causador da ornitose é a Chlamydia psittaci , um tipo de bactéria que existe naturalmente nas aves. Quando a doença acomete psitacídeos, que são as aves de bico curvo, como os periquitos e as calopsitas, pode ser denominada de psitacose. A doença também é conhecida como clamidiose das aves, que podem manifestar os sintomas quando submetidas a condições de stress ou situações que causem baixa imunidade, tipo variações bruscas de temperatura ou quando há muitas aves confinadas em um espaço sem ventilação adequada.

Os sintomas da doença nos pets são geralmente são dificuldade de respirar e diarreia.  Se não tratada, a doença é fatal para as aves. A contaminação ocorre por meio da aspiração de poeira e penas secas contaminadas por dejetos de aves doentes.  A transmissão da doença das aves para os humanos ocorre por via respiratória. A bactéria permanece incubada no corpo do humano infectado por até quatro semanas. Os sintomas que podem ocorrer são dores de cabeça, febre, tosse e pneumonia. Qualquer pessoa que lide diretamente com as aves pode ser acometida por essa doença.

Sempre mantenha o ambiente limpo das fezes, nunca deixe acumular restos de penas e evite que aves "de rua", como os pombos e pardais, fiquem por perto, pois eles podem ser portadores do agente causador da ornitose.
Aves doentes podem ser tratadas, mas, após a recuperação, a imunidade dura pouco e elas podem  adoecer novamente. Qualquer anormalidade observada, procure orientação de um médico veterinário especializado em aves.
     
                                       A calopsita             
                                                                                         Fonte: Psita Online 

6 comentários:

  1. Muito bom! Para que as pessoas posam tomar
    mais cuidados com as psitas!

    ResponderExcluir
  2. Estou sempre acompanhando este blog, e este post é muito
    bom, nunca vi igual! Parabéns mais uma vez Ismael, pela escolha!

    ResponderExcluir
  3. Já tive 2 calos com Clamidia! Nossa é a pior
    coisa do mundo :(

    ResponderExcluir
  4. Vishi!!!!
    Ainda eu que gosto de ficar beijando estes bichinhos
    Hehheheheh.

    ResponderExcluir
  5. Hahahhahahahhaha
    Verdade Miga! Vishiii ferro pro nosso lado
    kkkkkkk

    ResponderExcluir