12 de setembro de 2013

Por que as aves não caem do galho enquanto dormem?


Antes de saber como as aves conseguem dormir sem cair do galho, é preciso esclarecer que o sono de alguns animais é bem diferente do nosso. As aves e mamíferos aquáticos (como os golfinhos, baleias), por exemplo, conseguem descansar o corpo mantendo o cérebro em alerta. No caso das aves, qualquer movimento ou ruído já é o bastante para que estejam prontas para voar. Essa capacidade é chamada de “descanso unilateral do cérebro”, ou seja, enquanto um lado do cérebro dorme, o outro lado permanece atento. Inclusive alguns destes animais podem dormir com um olho aberto e outro fechado, o que garante não ser surpreendido por nenhuma situação de perigo.

Pois bem, o “descanso unilateral do cérebro” é um dos fatores que permitem que as aves possam tirar um cochilo sem relaxar totalmente o corpo a ponto de despencar do galho durante o sono. Além disso, as aves são equipadas com pés especializados com quatro dedos livres e tendões capazes de travar os dedos e permitir um “empoleiramento” seguro. Os dedos ficam firmes no galho apenas pela ação dos tendões sobre eles e dessa forma os músculos podem até relaxar enquanto as aves dormem.

A articulação nos joelhos das aves também tem seu papel, eles se mantêm dobrados enquanto o pé está preso no galho. Os pés não irão soltar o galho, até que as aves desdobrem o joelho para voar. O joelho dobrado auxilia o trabalho dos tendões e dá ao passarinho a força para segurar firme, mesmo durante o sono!


Fonte: Psita Online

6 comentários:

  1. GHhahhahahhahaha
    sempre quis saber disso! Muito bom

    ResponderExcluir
  2. Pq minha calopcita não dorme no poleiro e sim no chão da gaiola.

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia!!
    Ontem eu acordei fui limpar a gaiola,e tomei um susto ao ver que uma das minhas calopsitas estava morta de patas para o ar,acho que caiu do puleiro,mas acho estranho porque as outras da mesma gaiola grande ou seja viveiro,não se assustaram com o impacto,isso foi silencioso geralmente quando estão dormindo a noite no puleiro,sempre que alguma dezequilibra e caí, as outras se assustam e batem as ezas a ponto de sangrarem de debaterem do susto e eu ir ver o que está acontecendo,dessa vez nada disso foi uma morte silenciosa.

    ResponderExcluir
  4. Estou muito triste desde ontem, ela estava comigo a uns 6 anos e era fêmea,nunca fiz criação com ela por não querer aumentar muitas aves.
    Mas ela estava acasalando a tempo mas não colocava ovo sem a casinha,já fiz criação inclusive ela era de uma criação que fiz,mas parei se a casinha fica no viveiro eles estão sempre acasalando é fazendo criações. Essa mesma calopsita logo quando nasceudepois de uns 3 meses ela caiu do puleiro e torceu a patinha,por ficar muito tempo talvez nessa posição com uma das patinhas entre o assoalho das grades e não conseguia tirar teve uma paralisia,pelo menos foi o que disse a veterinária,aí fiz uns tratamentos com ela,e melhorou a pata,ela chegou a ficar magrinha fraquinha,as pessoas diziam que eu não ia conseguir salvar ela de tão frágil, magrinha que ela estava na época,mas graças a Deus ela sobreviveu e durou todo esse tempo porém,eu ajudava ela se alimentar até poder voltar a comer sozinha.Ela sempre teve um plano de vôo baixo nunca foi igual as outras pra voar. Fico sem entender como caiu de patas pra cima,e quando a peguei deveria ter sido ressente ela estava quentinha ainda mas morta paralisada de patas para o ar e com as patinhas fechadas. Não consigo esquecer da cena dela morta na gaiola estou muito sentida por não ter visto ,não ter ajudado conseguido ajudar dessa vez.
    Outras vezes quando eu soltava ela dentro de casa pra voar com as outras,se ela caísse de mau jeito ela nunca conseguia de erguer,eu tinha que desvirar ela pra poder caminha no chão,porque desde a patinha que curou,ela andava normal mas devagarinho. Vou sentir falta do som suave que ela tinha,a gente conversava com ela e ela resmungava pra nós querendo conversar.
    Se a gente conversava com os outros da gaiola lá vinha ela do assoalho da gaiola é se agarrava nas grades pra chegar mais próximo da gente na gaiola pra ter carinho atenção também. Só vai ficar as lembranças boas dela agora mas dói muito isso. Sou de peixes amo os animais, me apego muito.Ela tinha o machinho dela,dormiam encostadinho um no outro.

    ResponderExcluir