Calopsita nova em casa? Saiba como introduzir um novo pássaro no ambiente
Calopsitas são aves que fazem parte da ordem dos psitacídeos, cujas principais características, além do bico, é a sua inteligência que atrai muitas pessoas.
São as aves domésticas muito populares e podem conviver bem com outras espécies de aves.
É possível manter no mesmo viveiro periquitos e calopsitas, mas elas podem ser presas fáceis para outros pets como gatos e cachorros!
Calopsitas e outras aves podem conviver juntas em um mesmo viveiro, contanto o espaço seja realmente grande. Lembre-se de que, na natureza, elas vivem em bandos. Jamais use gaiolas devido ao espaço reduzido que costumam ter. Essas aves gostam de ter seu próprio território e a disponibilidade de espaço é fundamental para o seu bem-estar.
O principal cuidado a ser tomado quando se pensa em um viveiro misto é que, na época da reprodução, os machos podem brigar, resultando em ferimentos.As calopsitas, sejam machos ou fêmeas, ficam especialmente temperamentais na época de reproduzirem e podem atacar qualquer outra ave (e pessoas!) que tentem aproximar-se do ninho!
Se a sua calopsita for única, ela deve ser mantida sempre em contato com humanos. Elas podem ficar deprimidas e adoecerem devido ao enfraquecimento de seu sistema imune quando totalmente solitárias. Se a sua calopsita for a “filha única” da casa e você deseja adquirir uma companhia para ela, é recomendável fazer uma adaptação prévia da ave ao novo companheiro. É como se fosse um filho único criado por muito tempo sozinho que pode não aceitar bem a presença de um irmãozinho na casa.
Deve-se testar a convivência entre as aves, colocando uma perto da outra durante algumas horas sob supervisão do tutor e gradativamente ir aumentando o tempo até que elas fiquem sozinhas. A intenção é verificar se as aves são compatíveis e se não irão ocorrer brigas entre elas.
Em relação a outros pets, como os cães e gatos, o cuidado a ser tomado é com o instinto predatório: uma calopsita é uma presa fácil para eles. Donos experientes podem até conseguir uma convivência entre cães e calopsitas quando criados juntos desde filhotes. Mas essa não é regra geral. Seja cuidadoso!
Estou de boca aberta, pois é muito bom!
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
To brincando, acho que exagerei hoje! hahahahhaha
mais que é bom é!
Que Show de bola ;)
ResponderExcluirLegal
ResponderExcluirSao aves extremamente dóceis. A minha lutino quando amanhece sobe na cama e fica no maior carinho .
ResponderExcluir