PERGUNTAS FREQUENTES
1) Minha calopsita espirra, devo me preocupar?
As penas fazem uma quantidade excessiva de pó. Este pó pode ser levado direto para as narinas e trato respiratório superior das aves de companhia, incluindo as calopsitas. Isso pode resultar em que a ave espirre para expelir o excesso de pó que são levados até suas narinas.
Se os espirros não são contínuos e, o espirro é seco (não produz nenhuma humidade ou muco), é normal. Se você notar que os espirros aumentam na frequência ou intensidade ou se começa a produzir muco, então será hora de encaminhar seu pet pássaro a uma consulta com um Med. VET especializado.
2) Bico escamoso em uma calopsita, é normal?
Calopsitas adultas, muitas vezes têm um pouco de descamação nos lados da parte superior do bico e também uma pequena quantidade sobre a parte inferior do bico, especialmente na porção frontal. O bico cresce continuamente e se o seu pássaro de estimação não mastigar itens para usá-lo para baixo corretamente, então ele pode mostrar excesso de descamação ao longo do tempo.
Desnutrição e falta de luz solar de amplo espectro pode contribuir para bico anormalidades, incluindo descamação excessiva. O seu veterinário de aves pode corretamente aparar qualquer tecido bico excesso usando uma ferramenta de moagem, se necessário, e pode instruí-lo sobre mudanças na dieta ou de criação que você deve fazer para o seu pássaro de estimação.
3) Como posso saber se minha calopsita está acima ou abaixo do peso?
Uma calopsita normal de estimação pode pesar 70 gramas, se é um pássaro pequeno de ossos, de curta estatura; um pássaro bem musculado, pode pesar 125 gramas. Como regra geral, se você pode sentir o osso esterno do seu pássaro com uma boa camada de musculatura de ambos os lados, é provavelmente um bom peso.
Para confirmar que seu pássaro de estimação está em um peso saudável, pergunte ao seu veterinário de aves para avaliá-la. Anote esse peso. Desta forma, você vai saber se o seu pássaro de estimação está ganhando peso, o que pode ser prejudicial, ou perda de peso, o que pode ser um sinal de doença.
4) Posso pegar alguma doença da minha calopsita?
A doença mais significativa que é frequentemente associada com as calopsitas é a Chlamydophila sp. É uma bactéria primitiva que algumas calopsitas de estimação podem transportar sem mostrar sinais evidentes de doença. Muitas calopsitas com chlamydiose mostram sinais respiratórios ou sinais sistêmicos da doença. Em alguns casos, a Clamídia causa danos ao fígado lento.
Existem vários testes precisos, mas as calopsitas podem manter esta bactéria sob o radar e os veterinários nem sempre vão ter um resultado positivo do teste em uma ave infectada.
Pet aves, pode afligir as pessoas com uma condição conhecida como doença pulmonar do depositário das aves (pneumonite de hipersensibilidade ou alveolite alérgica). Esta reação alérgica muito perigosa em humanos resulta da exposição à poeira dos pássaro e pelos. A única maneira de impedir danos nos pulmões em curso é, impedindo a exposição a aves inteiramente. Isso é muitas vezes doloroso, pois é mais provável de ocorrer em pessoas com aves de estimação.
5) Devo ter as penas das asas aparadas da minha calopsita, ou deveria deixá-lo voar?
Aves de estimação que voam são mais propensos a ter um peso saudável e ter menos problemas com ovo de ligação, mas há desvantagens definitivas .
Calopsitas Pets, que recuperaram a habilidade de voar, muitas vezes tornam-se mais grosseiras, agressivas, independentes e individuais, o que torna difícil para os proprietários para pegar um pássaro solto para colocá-lo de volta na gaiola.
Aves de estimação sempre existe o risco de fugir de casa por engano. Um proprietário pode atender a porta com um pássaro de estimação em seu ombro, e o pássaro de estimação pode fazer uma pausa para ele. Outros podem tornar-se assustados e voar para fora de uma porta aberta ou janela.
A decisão de se ou não para aparar penas das asas da sua calopsita é uma questão pessoal e deve ser feita depois de discutir a sua situação em casa com o seu veterinário. Em caso de dúvida, têm as penas aparadas, como elas vão voltar a crescer dentro de cerca de seis meses.
0 comentários:
Postar um comentário