28 de fevereiro de 2016

O acasalamento


ACASALAMENTO:

Estando as aves com idade mínima de um ano e devidamente sexadas, o criador deve proceder à formação de novos casais e/ou substituição de outros mais antigos, de acordo com a programação de acasalamentos previamente elaborada.

Os viveiros já devem estar prontos e com os ninhos instalados. A presença da fêmea e do ninho estimulam o macho e então todo um processo passa a se desenvolver. Tem início com o macho exibindo-se à fêmea: ele eleva e abaixa a crista, movimenta a cabeça de um lado para o outro, canta alto seu canto repetitivo e afasta as asas do corpo, sempre olhando para ela. Geralmente, tal comportamento ocorre sobre o ninho ou num poleiro próximo a ele. A fêmea, aparentemente, assiste de modo passivo a isso tudo. Cabe ao macho entrar primeiramente ao ninho, investigando-o, após o que a fêmea também entra. Esta, tendo aceito o macho, solicita a cópula abaixando-se no poleiro com as asas pouco afastadas do corpo, mantendo a cauda na horizontal. O macho passa então a cavalgá-la, subindo em suas costas e esfregando sua cloaca na dela por 5 a 10 minutos. Durante a cópula a fêmea emite um som característico, contínuo e baixo, inconfundível, que o criador reconhecerá imediatamente, identificando aves copulando. Podem ocorrer várias cópulas num dia, embora apenas um bem sucedida seja suficiente para fertilizar todos os ovos. Nesse período, que dura vários dias, a fêmea passa a entrar mais vezes no ninho e permanece cada vez mais tempo lá dentro. É o início de que a postura dos ovos deverá ocorrer brevemente. Nessa ocasião, a fêmea ingere grandes quantidades de cálcio e suas fezes tornam-se maiores e mais moles, fato absolutamente normal, que não deve ser confundido com diarreia, por exemplo.


De modo geral, o casal deve acertar sem maiores dificuldades. Entretanto, se o macho ou fêmea, ou ambos estiveram anteriormente acasalados com outros indivíduos e puderam vê-los ou ouvi-los, poderá ocorrer uma não aceita do companheiro recém- introduzido, manifestada por desinteresse, bicadas e tentativas de alcançar o antigo companheiro. O problema pode ser contornado pela remoção temporária dos pares antigos para outra área, onde não possam ser vistos ou ouvidos. Em outras situações, o entendimento pode também não ocorrer, por desinteresse do macho, da fêmea ou de ambos. Isso pode ser devido a erro de sexagem(casal de dois machos ou de duas fêmeas) ou a problemas de outro tipo. No primeiro caso, deve-se substituir um dos dois exemplares, de modo a obter-se realmente um casal. É um processo que pode tomar algum tempo do criador, principalmente em se tratando de padrões de cores que mascaram o dimorfismo sexual entre os dois sexos, como por exemplo o arlequim. No outro caso, podem estar ocorrendo situações onde é portador de alguma anormalidade. A substituição dos mesmos, então, é a medida correta a ser dotada. 

4 comentários:

  1. Boa noite meu nome é Wilson Vidigal, tenho um casal de calopsitas e a menos dé dois meses tenho um FILHOTE desse casal, fiquei extremamente chocado ao ver o macho(pai) acasalando com o filhote tenho o vídeo, o fílhote ainda está sendo alimentado por eles, pai e mãe.. acho que ele fez os movimentos de acasalamento mas não houve cópula...me expliquem essa situação. Desde já agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  2. Meu email é pupunha64@yahoo.com se puder me enviar a resposta agradeço

    ResponderExcluir
  3. Oi minhas calopsitas bota mas os ovos Girão pq?

    ResponderExcluir
  4. As calopsitas temque ter quantos anos para acasalar

    ResponderExcluir