7 de outubro de 2013

Como saber o sexo da sua ave de modo correto.



Uma dos maiores problemas que a maioria das pessoas tem ao tentar criar agapornis e calopsitas é a definição de um casal verdadeiro, isto se deve ao fato de não haver diferenças claros entre machos e fêmeas. Existem duas formas seguras em identificar:

  • A primeira é através dos exames de DNA, os resultados são muito seguros e rápidos, além disto o preço é bem acessível. Em cerca de uma semana você saberá o sexo e poderá formar os casais; (saiba mais sobre sexagem logo abaixo)
  • A outra forma é juntarmos todos os pássaros disponíveis e deixar a natureza agir, desta forma os casais se formarão sozinhos, mas não poderemos escolher os casais e poderá demorar um bom tempo até termos os casais.

Outro ponto importante é que não basta juntarmos as aves para eles começarem a criar, os pássaros deverão “aceitar-se”, ou seja, deverão formar um casal realmente, tratando um do outro e trocando carícias para pode enfim cruzar e ter filhotes. Pode acontecer de um macho e uma fêmea não formarem um casal de verdade, nestes casos você deverá separa-los e trocar os casais.

Sobre a sexagem por DNA, eu conheço dois sites confiáveis, São Camilo eUnigen, existem outros sites também confiáveis, os mais seguros são estes. Então, ontem criei uma conta em ambos sites, Unigen, é mais simples, é mais fácil de pedir um exame de sexagem, não consegui pagar o kit da sexagem, enviei várias mensagens, eles não me responderam. São Camilo, eu achei bem melhor, solicitar um kit é mais complicado, mas não é um bicho de sete cabeças, consegui pagar sem nenhum problema, pagar com boleto bancário, isso que não consegui pagar na Unigen com boleto bancário, os kits da São Camilo, chegam rápidos, mais opções de pagamento, kits de sexagem apenas R$:12,90 na Unigen R$:15,00. É, quem escolhe o site é você!
*Confesso que pensava que a Unigen era melhor que a São Camilo!

Sexagem de Aves por meio do DNA
A determinação do gênero de aves através de DNA (sexagem de aves por DNA) é uma ferramenta não cirúrgica utilizada por veterinários, criadores e proprietários de aves para conhecer o sexo de suas aves que não podem ser determinados através da aparência física e outras características.

Como é feito o exame
Tecnologia da Sexagem
O marcador utilizado para a determinação do sexo em aves foi desenvolvido em regiões conservadas do gene CHD (chromo-helicase-DNA-binding), presente no cromossomo sexual de todas as aves. Desta forma nosso teste pode ser aplicado à maior parte das ordens de aves, exceto para a Ordem Struthioniformes (avestruz, nandu, casuar, ema e quivi), onde o gene CHD evoluiu de forma diferente das demais ordens, necessitando um marcador específico para identificação do sexo nessas aves.
As espécies mais procuradas para a sexagem são os da Ordem Passeriformes e sua Subordem Passeri (bicudo, trinca-ferro, canários etc) e da Ordem Psittaciformes (papagaio, calopsitas, arara etc), mas também já realizamos sexagem para aves das Ordens dos Ciconiiformes (garça e cegonha), Galliformes (galo, perdiz, faisão) e Piciformes (pica-pau e tucano). Quanto aos Struthioniformes, as marcações são feitas em duas regiões específicas da ave fêmea e um marcador interno é utilizado para controle da reação e determinação dos machos.

Qual material coletar?
Penas, sangue ou casca do ovo?
Penas
a) Com cartucho (bulbo com sangue): penas novas em crescimento, geralmente com muito sangue em seu bulbo. Para este tipo de material 2 penas são suficientes.
b) Sem cartucho: penas adultas com bulbo sem sangue.
i. Penas da asa ou do rabo: 4 penas são suficientes (cuidado para não quebrar a pena ao arrancar, pois necessitamos do bulbo para se fazer a extração do DNA).
ii. Penas do peito: em passeriformes, arranque ao menos 15 penas. Em psitacídeos ou aves médio e grande porte, 6 penas do peito são suficientes.

Sangue
O sangue pode ser retirado com um corte na unha ou por punção da veia braquial na asa da ave. Uma gota de sangue coletada em nosso kit de coleta é o suficiente para o exame de sexagem.

Casca de ovo
Colete os pedaços de casca que contenham a membrana interna (manchas avermelhadas dentro das cascas). Utilize o saco plástico e anexado a um kit de coleta com os dados da ave.

CUIDADOS IMPORTANTES EM TODAS AS FORMAS DE COLETA
Nossa pele contém substâncias que são chamadas de DNAses, são enzimas que quebram o DNA. Então, evite tocar com os dedos os bulbos das penas, a área destinada à coleta de sangue no kit ou as partes internas das cascas dos ovos.
O Sol também é um forte agente de degradação do DNA, se a coleta exigir secagem prévia ao envio para o laboratório, faça a secagem na sombra. Evite também deixar os kits expostos diretamente ao Sol, principalmente depois de coletados.
Por outro lado umidade excessiva favorece o crescimento de fungos e bactérias, então evite molhar os kits e em coletas de sangue ou casca de ovo, aguarde ao menos 30 a 50 minutos para que as amostras sequem antes de fechar e envelopar os kits.
A coleta é uma das etapas mais importantes para a realização do exame, fazendo uma boa coleta você trabalha em parceria com o laboratório para que seus resultados fiquem prontos o mais rápido possível!

Essas informações foram tiradas do São Camilo:
Fonte inicial: casadospassaros.net
Editado por: A Calopsita 
Fonte secundaria: Psita Online  

6 comentários:

  1. Fera de mais!
    Adorei, olha que já disse que sou ruim para gostar das coisas hem! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Legal Isma!
    Parabéns. Meu namorado adoro, eu já sabia néh! Mais ele
    como sempre fica por fora de tudo ainda não sabia! Hahahhahahaha
    Obrigado por ter ajudado ele!

    ResponderExcluir
  3. Bom diaaaaa! Gostei muitoooo do serviço prestado.show de bola

    ResponderExcluir
  4. a secagem é 17;00 reais ainda dá pra pagar com cartão

    ResponderExcluir