16 de abril de 2015

Muda de penas

Muda é um processo normal no qual ocorre a reposição de penas velhas por novas.  A primeira muda de penas ocorre por volta do seis meses de vida. 

A época da muda difere entre espécies de aves, e de ave para ave.  As mudas que ocorrem fora de época, ou mudas muito frequentes, podem ter como causas : aves expostas a correntes de ventos, instaladas em locais com pouca luminosidade, muita ou pouca umidade relativa do ar, alterações climáticas abruptas, claridade noturna, barulho, estresse, dieta da ave. 

Pelo menos uma vez ao ano ocorre a muda de penas, o que não trás nenhum prejuízo na ave para voar. O ciclo da muda geralmente começa depois da época de reprodução, no final da estação do verão, mas isso varia de ave para ave. Inicialmente, as penas do peito, e da cabeça são as primeiras a serem trocadas.  Depois vem o restante, terminando com as penas das asas.  Dentre duas a três semanas, o processo  da muda é completado. 

Durante o período de muda, o metabolismo da ave torna-se ainda mais acelerado, e a ave fica mais vulnerável à doenças, por essa razão, precisa de uma alimentação diferenciada nesse período, mais proteica 

É normal ocorrer muda de penas no outono, pois é uma forma de as aves se prepararem para o inverno. Normalmente até duas mudas de penas por ano podem ser consideradas como normal. 

Vejam fotos dos canhões despontando e as penas surgindo:





 As penas em crescimento recebem aporte sanguíneo 
               (canhão com aporte sanguíneo)


Vez por outra surge dúvida sobre do que se trata pontos brancos parecidos com "caspa" quando a ave se limpa com o bico. 

Na verdade, trata-se de queratina do qual é formado o canutilho (canhão) por onde saem as penas.  Após a pena crescer, o canhão esfarela-se formando as tais caspinhas.  

Fonte: calopsitas.org

0 comentários:

Postar um comentário