25 de novembro de 2013

Viveiros



As dimensões do viveiro e o material a ser empregado variam de acordo com as necessidades do criador, de espaço e dos recursos disponíveis.  
Lembre-se que a o viveiro deve ficar numa posição protegido de ventos frios, e receber o sol da manhã.  A cobertura deve ser de material que forneça isolamento térmico às aves, como as telhas cerâmicas. 
A tela deve ser com malha de aproximadamente meia polegada, a fim de evitar entrada de pássaros como pardais, rolinhas, e de ratos. 
No piso, a sugestão é a de que seja de concreto, com uma pequena abertura para escoamento de água, podendo ser revestido com piso frio, com leve declive para a água não ficar parada.


Procure utilizar tijolos na parte de alvenaria devido ao isolamento térmico e acústico, podendo ser pintada com cal ou revestida total ou parcialmente com azulejo.  A construção de viveiro em alvenaria é importante em locais com muito vento e temperaturas baixas, como nos Estados do Sul aonde o inverno é intenso. 
O uso de azulejo nas paredes e no chão facilita bastante a limpeza e desinfecção, mas na época do inverno deixará o viveiro numa temperatura desaconchegante, em especial se o seu uso for nas paredes. 

O uso de areia no chão do viveiro deve ser muito bem planejado,  porque a areia retém parasitas, e como é da natureza a calopsita ciscar e comer no chão a chance de adquirir verminose grave é muito grande. Só devemos colocar piso de areia em locais em que incida sol direto sobre todo o piso, a ponto de aquecer a areia, e em locais em que a areia não pegue muita umidade. Se isto não ocorrer, a troca completa da areia deve ser semanal. 

                                                                                        Fonte: Psita Online 

0 comentários:

Postar um comentário